Fabio Abreu discute unificação das polícias - PORTAL DO ÁGUIA

NOTÍCIAS TEMPO REAL

Post Top Ad


18 julho 2018

Fabio Abreu discute unificação das polícias

proposta não é nova, mas ganhou simpatizantes na Câmara dos Deputados que, na última semana, teve a unificação das polícias aprovada em uma Comissão Especial. O chamado, ciclo completo é defendido no Piauí pelo Deputado Federal Fábio Abreu (PR) que já pensa em trazer para o Estado o debate sobre o tema.

“Em princípio sou a favor porque não se justifica ter mais de seis polícias no país com o mesmo objetivo, mas com características diferentes e que não se entendem. Tem um estudo e um relatório final na Comissão de Segurança Pública que prevê a unificação das polícias. Hoje, em Morro Cabeça no Tempo tem um soldado que não pode sequer registrar um BO e isso é algo prejudicial à sociedade”, explica o parlamentar.

Deputado Fábio Abreu / Foto: GP1
Fábio Abreu afirmou que pretende trazer membros da Comissão Especial para debater com os policiais piauienses a proposta do ciclo completo, criticando o fato do Brasil é um dos poucos países no mundo a utilizar o atual sistema de segurança pública.

“Vamos estudar a possibilidade de trazer o deputado Vinicus Carvalho, que é o relator da proposta e o deputado Capitão Augusto que é contra. Desta forma poderemos ouvir os dois lados e agregar sugestões para fazer as modificações necessárias. A Comissão fez várias audiências. Eu mesmo participei de seminários com representantes de vários países. Apenas o Brasil e outros dois países estão neste sistema, então algo está errado”, completou.

Pela proposta do relator, deputado Vinicus Carvalho (PRB-SP), os Estados devem ter a possibilidade de adotar o ciclo completo, unindo as policiais militar e civil em uma única corporação. A Polícia Militar se transformaria em uma polícia estadual com ações ostensivas e de apuração de infrações penais. Já a Polícia Civil teria a missão de apurar infrações penais de alta complexidade.

FONTE: Douglas Cordeiro

Pages