Wellington vai mudar metade do secretariado até abril - PORTAL DO ÁGUIA

NOTÍCIAS TEMPO REAL


Post Top Ad


05 março 2018

Wellington vai mudar metade do secretariado até abril

Entrevista coletiva com Wellington Dias

Termina nesta segunda-feira (5), o prazo para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publique todas as resoluções que vão regulamentar as eleições de 7 de outubro de 2018 (primeiro turno) e 28 de outubro (segundo turno), de acordo com a Lei nº 9.504/1997. Entre as principais regras já estabelecidas, a lei determina que os ocupantes de cargos no Executivo se desincompatibilizem até 7 de abril para poder se candidatar a mandato eletivo. No Governo do Estado, pelo menos 20 cargos vão mudar de comando, uma reforma administrativa forçada, "na marra".

São 11 os secretários que retornam à Assembleia Legislativa: Assistência Social e Cidadania, ZéSantana (MDB); Cidades, Fábio Xavier (PR); Cultura, Fábio Novo (PT); Defesa Civil, Hélio Isaías (PTB);Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Nerinho (PTB); Desenvolvimento Rural, FranciscoLimma (PT); Fundação Hospitalar, Pablo Santos (MDB); Infraestrutura, Janaina Marques (PTB); MeioAmbiente, Ziza Carvalho (PDT); Trabalho e Emprego, Gessivaldo Isaías (PRB); e Turismo, FlávioNogueira Junior (PDT).

O retorno dos deputados eleitos em outubro de 2014 vão mudar a cara do parlamento estadual,onde atualmente há 14 suplentes exercendo mandato.

Também serão obrigados a deixar os cargos os deputados federais Rejane Dias (PT), MerlongSolano (PT) e Fábio Abreu (PTB), que voltam ao mandato na Câmara até 7 de abril, indicando seusrespectivos substitutos nas secretarias de Educação, Governo e Segurança Pública.

Outros “novatos” vão deixar as pastas que exercem no Executivo para tentar um mandato no Legislativo, como o secretário de Administração, Fran zé Silva, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto.



Calendário das Eleições 2018



Data 

Evento


1º dejaneiro 

Institutos de pesquisas de opinião pública ficam obrigados a registrar junto à JustiçaEleitoral suas pesquisas relativas às eleições ou aos possíveis candidatos.


1º deabril 

O TSE começa a promover propaganda institucional no rádio e na televisão.


7 de abril 

Último dia para filiação partidária e registro de partidos.


9 de maio 

Último dia para o eleitor que pretende votar requerer o título, alterar seus dadoscadastrais ou fazer a transferência do domicílio eleitoral.


18 dejunho 

São divulgados os recursos disponíveis no Fundo Especial de Financiamento deCampanha (FEFC).


5 de julho 

Os políticos com vistas à indicação de seu nome pelo partido podem começar a fazerpropaganda intrapartidária.


7 de julho 

Os agentes públicos ficam proibidos de praticar várias condutas, entre as quais remover,transferir ou exonerar servidor público. Também são vedadas a realização deinaugurações e a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos.


17 dejulho 

Período de habilitação do eleitor para voto em trânsito.


20 dejulho 

As convenções para a escolha dos candidatos devem ocorrer entre esta data e 5 deagosto. Além disso, não é mais permitida a realização de enquetes relacionadas aoprocesso eleitoral.


25 dejulho 

Os partidos e candidatos deverão enviar à Justiça Eleitoral a partir desta data os dadossobre recursos financeiros recebidos para financiamento de campanha até 72 horasapós o recebimento desses recursos.


15 deagosto 

Limite para os partidos e as coligações apresentarem junto à Justiça Eleitoral orequerimento de registro de candidatos.


16 deagosto 

Passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios, carreatas,distribuição de material gráfico e propaganda na Internet (desde que não paga), entreoutras formas.


31 deagosto 

Início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.


9 desetembro 

A primeira parcial da prestação de contas deve ser enviada para a Justiça Eleitoral.


17 desetembro 

A justiça tem até esta data para julgar todos os pedidos de registro de candidatos quevão concorrer ao pleito.


22 desetembro 

A partir desta data, nenhum candidato pode ser detido ou preso, salvo em flagrantedelito.


2 deoutubro 

Nenhum eleitor pode ser detido ou preso a partir desta data, salvo em flagrante delito,em caso de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito asalvo-conduto.


4 deoutubro 

Limite para a realização de debates no rádio e na televisão. Também termina apropaganda política feita através de comícios.


6 deoutubro 

Data-limite para a distribuição de material gráfico e promoção de caminhadas,carreatas, passeatas ou carros de som. Também é o último dia para o TSE divulgarcomunicados e instruções ao eleitorado.


7 deoutubro 

Primeiro turno das eleições.


28 deoutubro 

Segundo turno das eleições


Fonte: Paulo Pincel

Pages