Homem escuta a voz da mãe e da filha pela primeira vez após receber implante - PORTAL DO ÁGUIA

NOTÍCIAS TEMPO REAL


Post Top Ad


22 novembro 2017

Homem escuta a voz da mãe e da filha pela primeira vez após receber implante



Eduardo Favaro, de 35 anos, não ouve desde que tinha 1 ano e 8 meses em decorrência de uma meningite. Desde então Eduardo sofre de surdez profunda. Os médicos disseram que o caso era irreversível, mas ele ignorou tudo isso e há um mês recebeu um implante coclear.

“Mesmo depois de várias tentativas em alguns centros especializados em audição e tendo resposta de que não teria possibilidade no meu caso, eu não perdi a esperança”, conta.

Os médicos se recusavam a operar Eduardo pois a meningite desenvolveu ossificação na parte interna do ouvido.

“Conheci o dr. Fayez [Bahmad, otorrinolaringologista referência no mundo na área] e ele foi o único médico que me deu esperança e confiança em realizar o procedimento cirúrgico de implante coclear. Fiz a cirurgia no dia 19 de outubro e foi bem-sucedida, tendo resposta de todos os 22 eletrodos, que são colocados dentro da cóclea. Fiz somente de um lado, o direito. Aguardei ansioso o período de cicatrização e no dia 17 de novembro fiz a ativação.”

Para que o transplante fosse bem-sucedido o médico realizou algumas alterações, para que a ossificação não interferisse na eficácia. “Foi desenvolvido um eletrodo especial, foi feito todo um planejamento prévio, com desenvolvimento de um implante coclear específico para ele.”

O procedimento é bancado pelo Sistema Único de Saúde – SUS e outros planos.

Após o procedimento, Eduardo realiza acompanhamento para aprender a ouvir.

” [Agora o Eduardo] faz acompanhamento como fonoterapia. Imagina uma pessoa completamente surda. Agora, com o implante, é como um bebezinho aprendendo a ouvir. Ele precisa fazer fonoterapia para aprender a ouvir. Cada novo ruído é uma novidade. Ele vai aprender como canta o pássaro, como chora o bebê.”
Assista ao vídeo do momento:
As informações são do G1

Pages