.

.

,

,

.

.

Dia do Piauí é celebrado na Praça da Graça em Parnaíba

O governador do Piauí Wellington Dias (PT) cumpriu agenda na tarde e noite de ontem quarta-feira (18/10) em Parnaíba, segunda maior cidade do estado. Na oportunidade, obras importantes nos setores da saúde e da segurança pública foram inauguradas. Ao término dos compromissos no litoral, o gestor homenageou várias personalidades com a medalha do Mérito Renascença em solenidade realizada no auditório do Porto das Barcas.
Centro de Parto Normal

Inicialmente, o governador e o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, entregaram mais uma unidade de Centro de Parto Normal (CPN), dessa vez em anexo ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba. Com esta unidade, o Piauí passa a contar com quatro CPNs, sendo um em Teresina, outro em Piripiri e outro em Floriano.

“O Centro de Parto Normal integra uma rede de cuidados à mulher e ao bebê que se consolida na região litorânea, passando a contar com todo aparato necessário para um parto e pós-parto qualificado no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Já temos aqui ala obstétrica com 34 leitos, ambulatório especializado para gestação de alto risco, dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), dez leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCIN) e a Casa da Gestante”, informou Florentino Neto.

Wellington Dias e Florentino Neto ao lado de deputados e da diretora do HEDA. (Crédito: Kairo Amaral)

Segundo dados do hospital, 85% dos cerca de 300 partos realizados mensalmente na unidade, são naturais. As salas inauguradas na véspera de aniversário de 195 anos da independência do Piauí homenagearam várias parteiras de Parnaíba que há muitos anos estão diretamente ligadas ao nascimento de bebês na cidade.

Nova Central de Flagrantes

Logo em seguida, a comitiva seguiu para as novas instalações da Central de Flagrantes de Parnaíba, na avenida Álvaro Mendes, local onde funcionava a delegacia da Mulher e o 1º Distrito Policial. A nova sede recebeu um investimento de R$ 853.489,53 e atuará na região de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Caxingó, Caraúbas, Cocal e Cocal dos Alves, beneficiando uma população de mais de 250 mil habitantes.

“Teremos um atendimento qualificado para a população, que vai ser recebida em um ambiente adequado, novo, limpo e salubre. Nosso objetivo é reduzir a sensação de impunidade e melhorar o atendimento”, afirmou o secretário de segurança, Fábio Abreu.
Nova Central de Flagrantes no bairro São José. (Crédito: Kairo Amaral)
Medalha do Mérito Renascença

Já à noite, o governador Wellington Dias presidiu a solenidade de outorga da medalha do Mérito Renascença a diversas personalidades parnaibanas. A Ordem Renascença representa a gratidão e a homenagem ao trabalho de homens e mulheres, bravos e destemidos, que buscam melhores condições de vida para nossa gente e a justiça social com igualdade para todos. Ao vivo no programa 70 Minutos da Rede Meio Norte, o gestor falou sobre a agenda.

“E ainda temos mais obras a inaugurar, como a reforma da ponte Simplício Dias e o alargamento da rodovia de acesso a praia da Pedra do Sal e ao município de Ilha Grande do Piauí. Além de representar a sua grandeza pelos seus 150 mil habitantes, Parnaíba recebe anualmente pessoas do Brasil e do mundo e é por isso que temos nos empenhado para cuidar de várias ações para a cidade. E neste dia 19, em respeito aos heróis da independência do Piauí, iremos participar das solenidades cívicas e religiosas na praça da Graça”, disse Wellington Dias.
Fonte: Kairo Amaral | Portal MN
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Folha de Parnaíba, Blog do Pessoa, Portal do catita,